Na época que ainda era um pequeno povoado chamado “Patusca”, o local era caminho de tropeiros e estes amarravam os cavalos em um tronco para almoçar e descansar os seus animais, onde futuramente nasceu neste mesmo local a denominada “Figueira Encantada”. Este nome foi dado por historiadores uma vez que este mourão no qual amarravam-se os animais não tinha vida alguma e posterior a isso nasce deste mourão tão imponente árvore.

Assim como suas cidades vizinhas, a mineira Dores de Campos está localizada no Campo das Vertentes, e faz parte da rota Estrada Real e Trilha dos Inconfidentes.

A indústria desenvolveu tanto na cidade, que Dores de Campos já é considerado o maior polo produtor e distribuidor de selas e acessórios da América Latina, de acordo com o SEBRAE.

Aqui se produz com qualidade: selas, arreios, barrigueiras, baixeiros entre outros, curtidoras na produção de sola cromo e tanino, pet-shops com a produção de coleiras, peitorais, guias entre outros. Atualmente a cidade conta com grande número de Empresas de pequeno porte para fabricação de artigos de selaria que absorvem grande parte da mão de obra. A mão de obra de seleiros ocupam 75% dos trabalhadores do Município. Dores de Campos é a terra da arte em couro.

E é aqui, neste contexto, que temos a Pasfil, uma das maiores e mais organizadas Empresas do ramo no Município. Venha nos conhecer!